publicado a: 2024-06-28

CAP viajou até ao Cazaquistão para nova ação de promoção dos vinhos portugueses

Iniciativa destinada aos importadores da Ásia Central reuniu mais de uma centena de pessoas, deu a provar cerca de 150 referências de vinhos portugueses e deixou boas perspetivas de negócio aos produtores nacionais

A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) viajou novamente com produtores de vinho nacional até Almaty, a maior cidade do Cazaquistão, para mais uma iniciativa de promoção do setor direcionada ao mercado da Ásia Central.

Depois do tour que, em abril, levou os vinhos portugueses até Taiwan, Malásia e Hong-Kong, a CAP promoveu, entre os dias 24 e 27 de junho, uma nova ação de charme no Cazaquistão, mercado onde já tinha estado em maio de 2023.

O jantar vínico, a masterclasse sobre os Vinhos de Portugal e uma grande prova foram os principais destaques do programa organizado pela CAP que juntou 13 produtores nacionais e mais de uma centena de cazaques.

Luís Mira, Secretário-Geral da CAP, destaca que a procura de novas geografias de exportação e o potencial do mercado cazaque para o setor justificaram o regresso da CAP e da comitiva de produtores nacionais a este país. Pelo segundo ano consecutivo, as ações que promovemos no Cazaquistão foram um sucesso, conquistando boas perspetivas de negócio junto dos principais importadores do mercado da Ásia Central, que reiteraram a sua confiança e preferência pelos Vinhos de Portugal”, conclui.

O Cazaquistão, com 19 milhões de habitantes, distingue-se por ser o maior país do mundo sem costa marítima – e o 9o maior em termos de extensão territorial –, estendendo-se do mar Cáspio a Oeste até às montanhas do Altai, na fronteira Leste com a China e com a Rússia. Almaty é a maior metrópole cazaque, onde se concentra grande parte da atividade económica e empresarial, fator que pesou na decisão da CAP em organizar novamente esta ação nesta cidade em detrimento de Astana, a capital do país.

O jantar vínico dirigido a importadores decorreu no Restaurante Bestia e reuniu um bom número de importadores que manifestaram grande interesse pelo portefólio de vinhos portugueses apresentado, um forte indício de possibilidade de negócio.

A Masterclasse promoveu a partilha de experiências e conhecimento sobre a produção nacional e as particulares características das diferentes regiões vitivinícolas em Portugal.

A passagem da CAP pelo Cazaquistão terminou no Hotel Internacional com a realização de uma prova de vinhos em que mais de uma centena de pessoas – entre importadores, distribuidores, sommeliers e outros intervenientes do trade provaram mais de 150 referências de vinhos portugueses dos produtores presentes: Adega da Vermelha, Adega de Almeirim, Adega de Favaios, Adega do Cartaxo,

Adega Ponte de Lima, Barcos Wines | Adega Ponte da Barca, Campelo Wines, Casa Ermelinda Freitas, Casa Santos Lima, Herdade Paço do Conde, Quinta da Raza, Quinta de S. Sebastião e Vercoope.

Em 2024, a CAP prevê ainda regressar à Ásia para uma nova ronda de ações de promoção de vinhos portugueses, desta feita nas Filipinas, Vietname, Tailândia e Índia.


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