publicado a: 2025-05-02

CERTRA dedica o mês de maio à realização de atividades direcionadas para os Cereais Tradicionais

Quando se executam as sementeiras Primavera/Verão, o projeto CERTRA - Desenvolvimento de cadeias de valor de cereais tradicionais em Portugal, dedica o mês de maio à realização de atividades direcionadas para os Cereais Tradicionais.

Das diversas atividades, destaque para o “1º Encontro dos Agentes da Cadeia de Valor dos Cereais Tradicionais” , que se irá realizar no dia 14 de maio, na Escola Superior Agrária de Bragança, e para a Ação de Formação em produção de cereais tradicionais em Modo de Produção Biológico, bem como visitas a ensaios cruzados, que se irão realizar a 29 de maio, na Escola Superior Agrária de Coimbra.

Estas atividades pretendem assinalar, também, o “Dia Internacional da Biodiversidade” que se comemora a 22 de maio e o “Dia da Gastronomia Sustentável” assinalado a 18 de junho.

O 1º Encontro dos Agentes da Cadeia de Valor dos Cereais Tradicionais” contará com a presença do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) que irá abordar o tema da Estratégia Nacional dos Cereais. Portugal é um país de grandes tradições culturais em volta de todo o processo da produção de cereais e do fabrico do pão: temos uma grande diversidade de pães regionais e toda uma gastronomia ligada aos cereais.

Anualmente, por todo o país, um enorme número de eventos é realizado em volta dos cereais tradicionais e do pão, organizados por uma grande diversidade de agentes.

Conscientes de que existe mercado e que cada vez mais consumidores estão dispostos a pagar mais por algo diferenciado, de alta qualidade alimentar e resultante de modelos de produção sustentáveis, importa organizar a fileira para responder à procura.

O CERTRA visa valorizar a produção de cereais tradicionais e promover produtos alimentares de valor acrescentado, criando oportunidades de mercado, aumentando a sua visibilidade e valorização junto do consumidor.

Pretende, igualmente, contribuir para a promoção de uma agricultura mais sustentável e para uma alimentação de qualidade.


Uma informação:

Comentários