publicado a: 2018-11-26

Comercialização de citrinos está proibida na Marinha Grande devido a praga “Trioza erytreae”

A Câmara Municipal informa que foi detetada no concelho da Marinha Grande a praga “Trioza erytreae”, vulgarmente conhecida como “psila africana dos citrinos”, estando, por isso, proibida a comercialização de citrinos.

Esta praga agrícola é provocada por um inseto picador-sugador da família “Triozidae”, originário da África subsariana, e causa danos graves nos citrinos.

A Direção Regional de Agricultura do Centro emitiu um alerta para proprietários de citrinos isolados e pomares onde se estabelecem medidas de combate e controlo desta praga, salientando a proibição da entrada no país de material de propagação de citrinos provenientes de países onde seja conhecida a existência de “Tryoza eritreae” ou “psila africana dos citrinos”.

Está proibida a comercialização de citrinos (limoeiros, limeiras, laranjeira doce e azeda, tangerineira, toranjeira e kumquates) em feiras e mercados nos territórios afetados, abrangendo, por isso, o concelho da Marinha Grande.

No caso de dúvidas, os munícipes devem contactar a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, através do telefone 244 800 580 ou e-mail: [email protected].

Consulte informação sobre a doença dos citrinos
Vetores do Citrus Greening - sintomas
Perigo para os citrinos
Plantas ornamentais hospedeiras dos insetos transmissores da doença dos citrinos

Comentários