Como o coronavírus pode afetar a procura de produtos lácteos
Como o coronavírus pode afetar o consumo de lácteos? “Bem, é um grande exercício de “futurologia”, mas tem algumas previsões mais prováveis, já que, certamente, o consumidor ficará mais em casa”.
Quem o diz é Roberto Denuzzo, num artigo escrito publicado no Milk Point.
O coronavírus poderá ter um grande impacto nos modos de consumo, uma vez que é esperado que os consumidores passem mais tempo em casa. Para Denuzzo, diretor da RDC consultoria e executivo que conta com uma experiência de mais de 25 anos no setor dos alimentos, é expectável que o consumo em casa registe um acentuado crescimento e, consequentemente, se verifique uma redução do consumo em restaurantes, uma situação que já se vai verificando em vários países da Europa devido ao isolamento e às situações de quarentena.
Salientando que é expectável que se verifique um crescimento dos serviços de home delivery, bem como a compra especulativa de stocks, uma situação que se verifica já um pouco por todo o mundo e é nesta questão que os produtos secos, como o leite UHT e o leite em pó poderão beneficiar.
Outros segmentos que devem reduzir consumo drasticamente:
- Catering;
- Eventos;
- Lojas de conveniência;
- Shoppings e praças de alimentação;
"Desta forma, acredito que todas as empresas devem estar a refazer as suas estratégias para este novo cenário, fazendo reduzir os seus riscos em alocar produtos em canais que terão grandes perdas em detrimento de outros que podem ter uma maior procura. Certamente, quem conseguir ler melhor as mudanças de mercado, pode beneficiar da crise”, esclarece o diretor da RDC Consultoria.