publicado a: 2024-06-13

Conhecimento e comunicação na Feira Nacional de Agricultura

Com um dia repleto de conferências e seminários para discutir o sector, a Feira, que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 16 de junho, recebeu uma vez mais a visita do Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

Ministro da Agricultura a 100% na FNA

Pelo 2º dia consecutivo o responsável pela pasta da agricultura esteve presente na feira. Almoçou com os expositores da Feira respondeu a questões dos empresários e esclareceu dúvidas.
No âmbito da visita, esteve presente na entrega de prémios do Concurso Concurso Fotográfico Raças Autóctones de Portugal – Conservar a Biodiversidade organizado pelo Polo de Inovação da Fonte Boa de Santarém do INIAV (EZN-INIAV) e participou na Sessão de Encerramento da 11ª Conferência Nacional de Jovens Agricultores.

Conferência de Jovens Agricultores

A “Apresentação do estudo de avaliação da instalação de jovens agricultores em Portugal nos últimos dez anos” e “Renovação geracional em Portugal na última década” foi o foco da 11ª Conferência Nacional de Jovens Agricultores, organizada pela CAP, subordinada ao tema “Jovens Agricultores na Europa – É possível produzir mais e melhor com menos ferramentas ao dispor dos agricultores”

Na sessão de encerramento, o Ministro da Agricultura deixou uma mensagem de esperança e confiança na nova geração, afirmou que “a questão da alimentação na União Europeia é fundamental, mas é necessário que as normas de produção e comercialização dos produtos sejam respeitadas”.

O mundo agrícola em discussão

A Conferência Pecuária Extensiva de Sequeiro, promovida pelo CNEMA, e que decorre até amanhã, contou com vários especialistas do sector e teve como foco os "Serviços Veterinários e Zootécnicos de aconselhamento e Evolução tecnológica na pecuária extensiva.”

Já o INIAV organizou um Colóquio sobre Recursos Genéticos Animais: Programas de Conservação e Melhoramento Genético Animal com exemplos concretos sobre as Raças Bovina Mertolenga, Asinina de Miranda, Merina Preta e Merina Branca.

O 1º Simpósio Vitivinicultura do Tejo organizado pela Cidade do Vinho 2024 (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém) abordou a Adaptação das Castas às Novas Condições da Região do Tejo, a Viticultura de Precisão, a Saúde do Solo, e o Enoturismo da Região do Tejo.

A CAP e a OCC promoveram o colóquio subordinado à Gestão da Atividade Agrícola e Silvícola no qual se abordaram temas como a Importância da Rede de Informação de Contabilidade Agrícola (RICA) na PAC., a Tributação dos Subsídios ou os Benefícios Fiscais na Agricultura e Floresta.

O Mercado Voluntário de Carbono – Desafios e Oportunidades promovido pela CAP, teve como objetivo esclarecer os participantes e produtores sobre o contexto nacional e europeu, e expectativas dos potenciais interessados em adquirir créditos de carbono, no âmbito do Decreto-Lei 4/2024 que institui o Mercado Voluntário de Carbono em Portugal.

A Plurivet organizou duas ações sobre os “Desafios nas primeiras semanas de boda dos vitelos” e “Sequestro de Carbono na Produção Animal Extensiva.”

Entrega de Prémios Concurso de Fotografia Raças Autóctones em Portugal

Jorge Bacelar conquistou o 1º Prémio do Concurso Fotográfico Raças Autóctones de Portugal – Conservar a Biodiversidade organizado pelo Polo de Inovação da Fonte Boa de Santarém do INIAV (EZN-INIAV) e que contou com uma adesão em peso de 208 participantes que apresentaram 583 fotografias. O público tem oportunidade de ver as fotografias premiadas num dos espaços mais nobres do evento – os Claustros.

Cozinha ao Vivo e Animação Tradicional

Durante o dia o Auditório Provas na Cozinha contou com várias ações de Cozinha ao Vivo como “Provas de Azeites Premiados”, “Do Prado ao Prato: Novilho Tintado” ou “70 Anos de Análise Sensorial: Aguardentes” e “Lambuza- te com Vinhos Encostas de Xira”.

No campo da Animação Tradicional estiveram em evidência a “Demonstração de aula da Escola de Toureio de Vila Franca de Xira, e os Treinos de Forcados dos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e São Mansos”.

Comentários