Deteção de novos casos do serotipo 4 do vírus da língua azul no Alentejo
Em virtude da deteção de resultados positivos ao serotipo 4 no concelho de Serpa da área da região do Alentejo, em agosto de 2021, é definida a região do Alentejo como área adicional de restrição para o serotipo 4, adicionalmente à área geográfica sujeita a restrições por serotipo 1 e por serotipo 4 do vírus da língua azul, que abrange a região do Algarve.
Assim, é publicado a 27 de agosto de 2021, o Edital nº 57, com as consequentes alterações à zona de restrição, vacinação e regras de movimentação animal.
A publicação do Edital nº 57 a 27 de agosto de 2021 é subsequente à deteção de resultados positivos ao serotipo 4 no concelho de Serpa da área da região do Alentejo, em agosto de 2021. Esta situação determina alterações à zona de restrição, vacinação e regras de movimentação animal.
Passa a existir uma área geográfica sujeita a restrições pelos serotipos 1 e 4 do vírus da língua azul, constituída por todos os concelhos da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Algarve e uma área geográfica sujeita a restrições pelo serotipo 4 do vírus da língua azul, constituída por todos os concelhos da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Alentejo.
As restantes regiões do território nacional constituem zonas livres de língua azul.
A nova zona de restrição é divulgada pela Comissão Europeia junto dos restantes Estados-Membros, através do respetivo portal https://ec.europa.eu/food/animals/animal-diseases/control-measures/bluetongue_en
Para mais informações sobre o assunto, consulte a página Língua Azul