Disponibilizado guia dos clones de videira de castas autorizadas para plantio em Portugal
A Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID) disponibilizou um guia dos clones de videira de castas autorizadas para plantio em Portugal.
A PORVID realiza um trabalho de seleção sistemático, baseado na ciência genética que permite obter elevados ganhos em toda a cadeia de valor do sector vitivinícola.
Os materiais que propõe, quando utilizados correctamente, promovem a estabilidade desses ganhos contribuindo para a sustentabilidade a longo prazo de todos os actores na fileira..
A metodologia pioneira aplicada pela PORVID às suas selecções é a única que evita a erosão genética, permitindo mudar os objectivos da selecção de acordo com as necessidades de viveiristas e viticultores, em função dos desafios ambientais, sanitários ou de mercado que enfrentam em cada momento.
Os materiais propostos pela PORVID respeitam escrupulosamente as regras nacionais e europeias em matéria de sanidade vegetal.
Estes materiais são oriundos de um trabalho rigoroso de 37 anos, de conservação genética e selecção, com elevados ganhos genéticos de rendimento e de qualidade. Este trabalho foi primeiro realizado a nível nacional por numerosos organismos (universidades e afins, DRAPs, empresas, associações) actuando em rede: Rede Nacional de Selecção da Videira. E é hoje continuado no Pólo de Pegões, cedido mediante protocolo pelo Ministério da Agricultura à PORVID, entidade de direito privado sem fins lucrativos, com 19 associados de referência de todo o país.
Neste momento já estão disponíveis informações acerca dos clones de 13 castas: Alvarinho, Aragonez, Arinto, Castelão, Fernão Pires, Jaen, Loureiro, Malvasia Fina, Síria, Touriga Nacional, Trajadura, Trincadeira e Vinhão.
Visualize e faça o download do guia AQUI