publicado a: 2014-07-29

Dona da Guloso faz investimento de oito milhões em Portugal

A maior produtora portuguesa de concentrado de tomate e dona da marca Guloso, Sugal, vai investir, só este ano, 20 milhões de euros, dos quais 12 milhões serão aplicados nas duas fábricas do Chile e de Espanha e oito milhões nas duas fábricas em Portugal.

De acordo com o que responsável da empresa, João Ortigão Costa, avançou ao Dinheiro Vivo, o objetivo é reforçar a capacidade destas cinco unidades, passando de uma produção de 230 mil para 300 mil toneladas de concentrado de tomate já este ano.

Em Portugal, os oito milhões serão investidos «na compra de linhas de produtos de maior valor acrescentado, que necessitam de mais tecnologia, como o tomate em cubos que serve, por exemplo, de base para molhos e pizas», explica.

Neste momento estão já contabilizadas cerca de 600 mil toneladas, mais 30% do que em 2013. Daí que, de acordo com a mesma fonte, parte do dinheiro será usado na contratação de 40 pessoas para reforçar a apanha de tomate que decorre agora no verão.

Contudo, a rampa de maior crescimento da Sugal está no exterior, onde chegou apenas em 2012. Assim, os oito milhões injetados em Espanha serão usados não só na expansão e modernização da fábrica Tomates del Sur, mas também no reforço da produção. «Vamos triplicar a capacidade de processamento de tomate fresco das 800 toneladas por dia para as três mil toneladas por dia e, assim, produzir mais concentrado», adiantou Ortigão Costa.

Por fim, no Chile, onde a Sugal tem duas fábricas, serão investidos quatro milhões na modernização de espaços e na adaptação aos critérios de produção da empresa portuguesa.

O ano passado, a empresa produziu 230 mil toneladas de concentrado de tomate, das quais 40% foram para exportação. Este ano a empresa conta processar 1,2 milhões de toneladas de tomate fresco, de onde produzirá 300 mil toneladas de concentrado, metade dos quais lá fora. Em 2015, a meta é ainda mais ambiciosa: produzir 60% fora de Portugal.

Fonte: Frutas e Legumes

Comentários