publicado a: 2024-05-14

Especialistas europeus surpreendidos com a Visita de Campo à Quinta da Cholda

Meia centena de especialistas europeus ficaram a conhecer os resultados dos Grupos Operacionais QUALIMILHO, Regadio de Precisão e MaisSolo na Visita de Campo realizada à centenária Quinta da Cholda, Golegã, no último dia 6 de maio.

A deslocação à Quinta da Cholda foi uma das quatro visitas de campo que serviram de ponto de partida para a Conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática”, que se realizou no Centro de Congressos do Estoril, a 7 e 8 de maio. A Visita de Campo foi uma organização da Rede Nacional PAC em colaboração com a ANPROMIS ((Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo).

Sob o tema “Cereais e Horticultura”, a visita à Quinta da Cholda versou também sobre a gestão sustentável de água e a saúde animal, humana e dos solos. Ao longo da tarde, os especialistas europeus tiveram a oportunidade de conhecer os resultados de três Grupos Operacionais PEI-AGRI (GO) portugueses.

A apresentação de QUALIMILHO esteve a cargo de Tiago Silva Pinto, da ANPROMIS. O GO visou promover estratégias de integração sustentáveis para garantir a qualidade e a segurança do milho e dos seus derivados, reduzindo de forma eficiente as contaminações com micotoxinas e, assim, minimizar, as perdas económicas e o risco de saúde pública.

De seguida, João Noème, da TerraPro Technologies, falou do GO Regadio de Precisão, um projeto que teve como intuito criar um sistema integrado para aumento de eficiência em culturas de regadio por pivot, através de tecnologias de agricultura de precisão (mapeamento e sistemas de aplicação variável - VRI).

Por último, Francisca Ramos, da Sociedade Agrícola S. João de Brito, evidenciou os resultados do GO MaisSolo, projeto que teve como objetivo geral diminuir o uso de fatores de produção relacionados com desinfeções químicas do solo e substituí-los pela aplicação de tecnologias alternativas que demonstrem fácil execução e viabilidade técnica e económica, de fácil integração no itinerário técnico das culturas tradicionais dos sistemas agrícolas no Ribatejo. Daqui, resultará uma melhor proteção das culturas e uma consequente melhoria da produção.

A tarde de 6 de maio resultou numa excelente sessão de networking e permitiu o contacto com as práticas sustentáveis utilizadas na região. Na deslocação ao terreno, os participantes ficaram visivelmente impressionados com o exemplo do proprietário da Quinta da Cholda, agricultor que consideraram “inspirador”, “entusiasta” e “o homem no lugar certo”.

Aceda aqui ao portal da Quinta da Cholda. Conheça, neste vídeo, a apresentação da exploração, pelo anfitrião da visita, João Coimbra.

Comentários