Estudo aponta para meteorologia desfavorável para cultivo de trigo
Muitos são os fatores que afetam negativamente o desenvolvimento do cultivo do trigo: frio intenso, vagas de calor, elevadas temperaturas, demasiada água, seca, geada, etc.
Investigadores dinamarqueses comprovaram que, como consequência das alterações climáticas, nas próximas décadas aumentará a probabilidade de que se produzam eventos desfavoráveis.
Os investigadores usaram usaram uma série de indicadores de 11 efeitos adversos para o trigo, no período 2051-2070 em 14 zonas de 13 países da UE, que cobrem as áreas mais importantes da Europa no que concerne ao cultivo de trigo. Os resultados mostraram que a probabilidade de que ocorra pelo menos um evento adverso, aumenta em 30%, inclusivamente, esta percentagem pode ser superior em algumas regiões da Europa.
Como consequência, existe uma elevada probabilidade de que diminuam as colheitas e se reduza o rendimento no trigo. Assim, será essencial desenvolver estratégias de adaptação, incuida a seleção de variedades de trigo que tenham em conta estes possíveis efeitos climáticos, defendem os investigadores.
O estudo foi realizado em colaboração com investigadores da universidade dinamarquesa de Aarhus e instituições de investigação da República Checa, Finlândia, Espanha, Alemanha e Grã-Bretanha.
Fonte: Agrotec