Existe uma ruptura na cadeia alimentar
O Comissário Phil Hogan considerou, na sua intervenção num fórum político, realizado em Vilnius, que a cadeia alimentar ao nível europeu apresentava grandes deficiências e que eram precisas medidas para defender o rendimento dos produtores.
Para o Comissário os preços são muito baixos há algum tempo, o que está a causar graves problemas aos agricultores e pode pôr em causa o ritmo de produção europeia.
Para ser exacto, existem vários elos da cadeia alimentar que estão partidos. Também referiu que a globalização tem alguns aspectos positivos, mas tem levado a uma grande concentração de poder na grande distribuição.
Defendeu que todos temos de fazer um grande esforço para conseguir o equilíbrio da cadeia alimentar e, assim, restabelecer um funcionamento justo que permita o correcto rendimento de todos os elos da cadeia. Os produtores têm de deixar de ser o elo mais fraco da cadeia.
O Comissário também se referiu ao problema dos custos de produção, sobretudo, no que diz respeito aos adubos, cujos preços devem estar ligados aos da energia e, portanto, ser corrigidos com a actual situação do mercado dos combustíveis.
Fonte: Agroinfo