Exportações de Pera Rocha atingem os 90 milhões de euros
Em 2019 as exportações de Pera Rocha atingiram novos máximos. Ao subir para 90 milhões de euros, esta área do setor agrícola apresentou um aumento de 16% face aos resultados do ano anterior. O anúncio foi feito na semana passada por parte do presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Domingos dos Santos, que defende que este crescimento se deve “ao trabalho das centrais fruteiras e ao trabalho de promoção em novos mercados”.
Um dos importantes fatores para este crescimento foi a exportação criada pelo LIDL Internacional, que investiu em mais de 10 mil toneladas de fruta para os seus hipermercados na Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Áustria e Inglaterra. A parceria foi criada em 2014, tendo sido exportadas entre duas e três mil toneladas de frutas, tendo-se reunido 14 empresas para abastecer esses mercados. Desde então, segundo revela Jorge Silva, diretor das Frutas e Legumes do LIDL em Portugal, este abastecimento tem vindo “a crescer de forma sustentável”, e atualmente saem, por semana, 32 camiões de Pera Rocha do Oeste para supermercados LIDL.
A ANP tem vindo a promover o produto português através da sua participação em feiras internacionais em países como a Espanha, Alemanha, China e Peru, convites a jornalistas, chefs e bloggers estrangeiros à região Oeste, e mesmo promovendo a fruta através de 700 mupis colocados estrategicamente em Paris. A Pera Rocha esteve também presente em 1.730 voos da TAP, com destino a Alemanha, França, Reino Unido e Espanha.
O setor da produção investiu, nos últimos três anos, 430 mil euros num projeto de promoção da fruta na Alemanha, Brasil, Espanha, França, Reino Unido, Peru e China. “O retorno é bastante positivo e temos de continuar este trabalho de promoção”, comenta Domingos dos Santos.
Por parte do Ministério da Agricultura, Cláudia Sá, da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária, avança que estão em curso processos para desbloquear os mercados da China, Equador, África do Sul, Chile, Coreia do Sul, Indonésia e Índia. A ANP esteve no final do ano passado na China de modo a promover a Pera Rocha, tendo recebido um bom feedback por parte deste mercado.
A Pera Rocha do Oeste é produzida, na sua grande maioria (99%), entre os concelhos de Mafra e de Leiria, sendo o Cadaval e o Bombarral os principais produtores. Na última campanha foram colhidas 200 mil toneladas de Pera Rocha, sendo que 60% dessa produção teve como destino os mercado internacionais, com Marrocos no topo, seguido do Brasil e de Inglaterra.