FAA pede levantamento dos prejuízos causados pelo mau tempo nos caminhos agrícolas e rurais
A Federação Agrícola dos Açores solicita ao Governo Regional o levantamento dos caminhos agrícolas e rurais afetados pelas fortes chuvas registadas no arquipélago dos Açores que estão a impedir o normal desenrolar da atividade agrícola na região.
A Federação Agrícola dos Açores entende que as infraestruturas agrícolas são fundamentais na sustentabilidade económica das explorações, desempenhando uma ação insubstituível na melhoria da qualidade da produção e na diminuição dos custos das explorações, pelo que, vem manifestar a sua preocupação, perante as consequências das condições atmosféricas adversas que se têm verificado nas nossas ilhas, nomeadamente, no que concerne ao estado dos caminhos agrícolas e rurais.
Nos últimos dias registaram-se elevadas pluviosidades que provocaram a degradação e deterioração de muitos caminhos agrícolas e rurais, afetando fortemente o desenrolar normal da atividade agrícola na região. Desta forma, a Federação Agrícola dos Açores (FAA) solicitou à Secretaria Regional da Agricultura e Florestas um levantamento exaustivo do estado dos caminhos agrícolas e rurais da região.
A Federação entende que o Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA), a Direção Regional dos Recursos Florestais e os Serviços de Desenvolvimento Agrário de Ilha devem mobilizar os meios existentes para que o levantamento dos estragos seja realizado duma forma célere e eficiente, permitindo identificar as principais necessidades, e assim, procederem numa fase posterior, à regularização dos mesmos.
A Federação Agrícola dos Açores, através das suas associadas, disponibiliza-se para participar neste levantamento do estado dos caminhos agrícolas e rurais na região.