Fábrica de snacks no Carregado celebra 30 anos de história
A fábrica da PepsiCo no Carregado produz cerca de 35 milhões de kilos de snacks anualmente, entre eles, das marcas Lay’s, Doritos, Cheetos, Ruffles e Pála-Pála.
Nos últimos cinco anos, foram investidos mais de 40 milhões de euros de forma a otimizar as operações na fábrica do Carregado.
Em Portugal, a PepsiCo conta com mais de 400 colaboradores que ocupam cargos nos escritórios e na fábrica do Carregado.
A fábrica de snacks da PepsiCo no Carregado celebra três décadas de história em Portugal. No início, a fábrica tinha quatro linhas de produção e hoje tem uma capacidade de produção de 44 milhões de quilos de snacks de batata e milho por ano. Ao longo dos anos de atividade da fábrica, tem sido traçado um caminho para um negócio alimentar mais sustentável, com investimentos na gestão eficiente de resíduos, água e recursos energéticos.
A fábrica do Carregado, que emprega atualmente mais de 400 pessoas, está presente na região há 30 anos e é uma referência para a PepsiCo Europa pelo forte compromisso no crescimento tecnológico, desenvolvimento das pessoas e aposta na sustentabilidade. Esta unidade fabril também produz Lay’s Gourmet, Cruncheetos e Chipicao, exclusivamente para a Europa.
A PepsiCo detém 736 hectares para o cultivo 100% sustentável de batata em Portugal e mantém parcerias, há mais de 15 anos, com diversas empresas agrícolas portuguesas. Em 2022, a PepsiCo aumentou em 6,9% a compra de batata de cultivos agrícolas sustentáveis face ao período homólogo do ano anterior. A proximidade com os campos de cultivo de batata, a menos de uma hora de distância, é um dos principais segredos da qualidade e frescura destes snacks que, diariamente, são consumidos em milhares de casas de consumidores portugueses. Este facto permite igualmente a otimização dos custos de transporte e a diminuição da pegada ecológica.
Inaugurada em maio de 1993, a fábrica da PepsiCo no Carregado ocupa uma área coberta de 30.000 m2, construída com tecnologia de ponta e equipamentos modernos para a produção de snacks, exportando cerca de 68% da sua produção.
Em 2021, a fábrica do Carregado já tinha alcançado os objetivos de redução de água que a PepsiCo definiu para 2030, sendo a única unidade fabril do sul da Europa com este nível de consumo. O compromisso com a sustentabilidade é contínuo, e a PepsiCo investiu 7,5 milhões de euros num biodigestor, que transformará resíduos orgânicos em biogás, e vai contribuir para uma redução de 30% nas emissões de carbono.
Fernando Moraga, Country Manager da PepsiCo em Portugal, refere que “Estes 30 anos foram de grande desenvolvimento para a PepsiCo. Temos apostado no Carregado como o centro da nossa operação em Portugal e otimizamos as nossas operações para dar continuidade à liderança de mercado, o que vem reforçar o nosso compromisso de oferecer o melhor produto possível aos consumidores portugueses. Parabéns a toda a equipa PepsiCo, e em especial à equipa do Carregado que diariamente desempenha um trabalho exímio. Que venham pelo menos mais três décadas, lado a lado com as pessoas – os nossos colaboradores, parceiros, e claro, os clientes.”
Sobre a Fábrica do Carregado, Nelson Sousa, Plant Manager da PepsiCo em Portugal reforça a importância que este ativo tem na estratégia global da PepsiCo “É um grande sucesso na operação europeia e global da PepsiCo e muito deste sucesso é devido às equipas que todos os dias trabalham para dar resposta às necessidades dos consumidores, tendo sempre em mente os pilares de sustentabilidade, responsabilidade, e claro, escolhas e ações que impactem o planeta e as pessoas de forma positiva.”
Em linha com a nova estratégia da marca pep+, centrada na sustentabilidade e nas pessoas, a empresa continua a acelerar a sua transformação para a promoção de um impacto positivo no planeta e nas pessoas, impulsionando assim a ação e o progresso através de três pilares-chave do negócio: Agricultura Positiva, Cadeia de Valor Positiva e Escolhas Positiva.
Todas estas medidas têm sido um forte contributo para o crescimento e desenvolvimento da operação da PepsiCo em Portugal e para a promoção do Carregado como uma das fábricas mais importantes da Europa.