FNAP renova protocolo "Juntos pelas abelhas” para 2024
A FNAP renovou o protocolo com a NESTLÉ®, o qual tem como objetivo colaborar na salvaguarda dos efetivos apícolas, apoiando os apicultores com explorações nas regiões afetadas por catástrofes e calamidades e, consequentemente, a valorização do mel e produtos apícolas. Este apoio consistirá no financiamento, por parte da NESTLÉ®, aos apicultores mais afetados, tendo em vista a aquisição e distribuição de 300 núcleos povoados.
Para a FNAP fica patente a crescente relevância que as abelhas e a atividade apícola têm junto de vastas camadas da sociedade. A importância da apicultura, e dos apicultores, para a sustentabilidade ambiental e económica, começa a ser amplamente reconhecida. A assinatura do protocolo “Juntos com as Abelhas” é disso exemplo, com a a materializar essa reconhecimento através do apoio a conceder aqueles que contribuem de forma direta para a manutenção do equilíbrio de muitos ecossistemas, permitindo que subsistam na natureza uma população de abelhas de mel, funcional e que assegure não só a polinização de várias culturas, mas também de muitas espécies de flora silvestre.
Como referido anteriormente, o apoio a conceder consiste na atribuição de 300 núcleos povoados aos apicultores das regiões afetadas por catástrofes e calamidades em 2023. Os apicultores interessados em beneficiar deste protocolo devem contactar a sua organização de apicultores, a qual informará das obrigações decorrentes e do processo de candidatura a este apoio.
A seleção dos apicultores a apoiar será da responsabilidade da DGAV, que procederá à avaliação e à hierarquização dos apicultores candidatos, segundo o regulamento elaborado para o efeito e conforme previsto no Protocolo “Juntos pelas Abelhas”.