França tem uma suspeita de um caso de Xylella fastidiosa
Depois de ter sido detectada a bactéria Xylella fastidiosa numa planta de café, proveniente da América Central, no mercado de Rungis, surge agora a suspeita da doença em plantas envasadas de oliveira.
Esta terrível bactéria está a dizimar os olivais do sul de Itália e a França, como medida de protecção, tinha proibido a importação de todo o material vegetativo de oliveiras proveniente de Itália, o que levou a uma forte reacção daquele país.
Neste momento, a denúncia foi feita por um olivicultor que tinha importado plantas envasadas provenientes de Itália. O produtor verificou um desenvolvimento muito lento e anormal das plantas e as autoridades, ao serem chamadas ao local, recolheram material para análise, tendo obrigado a cobrir as plantas com uma rede, para evitar que os insectos possam ter algum contacto, enquanto não chegam os resultados laboratoriais.
A situação é tensa e de grande preocupação junto dos olivicultores franceses, uma vez que a situação em Itália continua a piorar, com mais de 10% das árvores infectadas na região de Pouilles.
Fonte: Agroinfo