Frutas e legumes: setor representa €3 milhões
Esta é já a 9º participação de Portugal no evento onde são esperadas 78 mil pessoas de 130 países.
De acordo com a Portugal Fresh - Associação para a promoção de frutas, legumes e flores de Portugal, esta participação coincide com «um momento histórico para o setor», que está perto de atingir 3.000 milhões de euros de volume de negócios, com as exportações a valerem 50% desse montante.
«As nossas previsões apontam para termos atingido em 2018, pela primeira vez, os 1.500 milhões de euros de exportações», disse, em comunicado, o presidente da associação, Gonçalo Santos Andrade.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de frutas, legumes e flores portuguesas atingiram, entre janeiro e novembro de 2018, 1.372 milhões de euros, o equivalente a uma subida homóloga de 1%.
«Este crescimento é prova da grande competência e persistência das empresas nacionais face às inúmeras adversidades registadas durante o difícil ano agrícola de 2018. Conseguir o feito de chegar aos 1.500 milhões de euros nesta altura é algo que nos enche de orgulho», acrescentou o responsável.
Por sua vez, entre janeiro e novembro, as vendas para a Alemanha avançaram 1,3%, face ao mesmo período de 2017, fixando-se em 89,4 milhões de euros.
Com a presença no certame, Portugal pretende estreitar os laços com o mercado alemão, com os parceiros regulares e com os compradores de países como a China, a Índia e a Indonésia.
«Estarão presentes compradores de cinco continentes. Os nossos parceiros tradicionais, como Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Alemanha e Brasil, também vão investir muito tempo no nosso 'stand', degustando produtos e reunindo com as empresas exportadoras», afirmou Gonçalo Santos Andrade.
Espanha, França, Reino Unido, Holanda e Alemanha constituem o 'top5' dos maiores mercados exportadores nacionais, representando, em conjunto, 67% do total das exportações do setor.
Segundo a Portugal Fresh, o evento vai contar com a presença do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e do embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes.