publicado a: 2014-10-21

GNR sensibilizou utilizadores de tratores para evitar acidentes

Os acidentes com tratores causaram 115 mortos e quase 100 feridos graves entre janeiro de 2013 e julho deste ano. Nas últimas semanas, a GNR realizou uma operação de sensibilização para as regras de segurança na utilização destes veículos.

Só nos primeiros cinco meses deste ano morreram 37 pessoas em acidentes com tratores, ocorridos na via pública e em terrenos agrícolas.

Estes acidentes, que provocaram ainda 59 feridos graves e 75 ligeiros, acontecem, não só nos terrenos agrícolas mas também nas estradas de acesso aos campos e até dentro das localidades.

Bragança e Castelo Branco, com três acidentes cada, foram os que tiveram este ano, até 31 de julho, mais casos de sinistros com tratores na via pública, seguidos de Guarda e Leiria (com dois acidentes cada). Quanto aos acidentes de trabalho em terreno agrícola/privado, Bragança foi o distrito com mais casos (nove), seguido de Viseu (oito) e de Santarém (sete).

O capotamento é a principal causa de morte destes condutores. De acordo com a GNR, estas situações acontecem sobretudo devido a falhas humanas, associadas muitas vezes à fadiga, ao desconhecimento ou excesso de confiança.

Fonte: TSF

Comentários