publicado a: 2018-12-03

Governo Regional disponibiliza 1,5 ME para investimentos em armazenamento de água

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional do Desenvolvimento Rural, abre dia 1 de dezembro, as candidaturas no âmbito do PRORURAL+ para projetos de investimento nas explorações agrícolas, direcionados especificamente para o aproveitamento e armazenamento de água.

Adianta nota do executivo que a dotação disponível para este aviso é de 1,5 milhões de euros e irá permitir reforçar a capacidade de armazenamento de água nas explorações agrícolas, que atualmente é superior a 50 milhões de litros.

"Pretende-se com esta medida incentivar os agricultores a realizarem investimentos relativos à instalação de reservatórios ou lagoas artificiais, de modo a reforçar a capacidade de armazenamento de água nas suas explorações", lê-se na nota do executivo regional.

Além de reforçar a viabilidade e a competitividade das explorações agrícolas, pretende-se também promover uma utilização mais eficiente dos recursos hídricos entre os agricultores.

No que diz respeito ao abastecimento de água, o Governo Regional estima concluir no próximo ano os planos de ação que avaliam as necessidades hídricas nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Graciosa, São Jorge e Pico, um trabalho que está a ser levado a cabo em parceria com autarquias, associações agrícolas e técnicos especialistas em Hidrologia para a definição de medidas e respostas concretas que possam acautelar a problemática das alterações climáticas.

Para além destas medidas, estão previstos para 2019 mais de três milhões de euros em investimentos na ampliação das redes de abastecimento de água e no reforço da capacidade de armazenamento.

Comentários