publicado a: 2024-08-01

Idanha-a-Nova inaugura a Sede do Polo de Inovação Digital para o Setor Agroalimentar

Idanha-a-Nova consolida-se como referência em agricultura sustentável com a chegada do SFT-EDIH - Polo de Inovação Digital para o setor Agroalimentar. O polo impulsiona a transição para uma agricultura mais inteligente e resiliente na primeira Bio Região de Portugal.

Idanha-a-Nova, pioneira na adoção de práticas agrícolas biológicas e anfitriã do Congresso Mundial das Bio Regiões, dá mais um passo rumo à liderança na agricultura sustentável com a inauguração do SFT-EDIH – Polo de Inovação Digital para o Setor Agroalimentar. Esta nova infraestrutura, localizada na Várzea, coloca a região na vanguarda da digitalização do setor agrícola, oferecendo soluções inovadoras para os desafios do presente e do futuro.

A instalação da sede SFT-EDIH em Idanha-a-Nova representa um investimento significativo na região e um reconhecimento do seu papel crucial na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis. Ao combinar a experiência da região em agricultura biológica com as mais recentes tecnologias digitais, o polo irá impulsionar a inovação e a competitividade das empresas do setor agroalimentar local, nacional e internacional.

Conforme refere Gonçalo Amorim, CEO da BGI, entidade coordenadora do consórcio, “O nosso EDIH Smart Sustainable Farms, Food and Trade tem agora uma representação física na melhor Bio Região da Europa: Idanha-a-Nova, na Várzea. Contamos com uma área de 550 ha disponível para agricultores biológicos e sustentáveis. Estamos muito entusiasmados com as perspectivas de nos aproximarmos ainda mais da comunidade agrícola”.

Principais benefícios do SFT-EDIH:

  • Aceleração da transição digital: O polo irá oferecer formação, consultoria e acesso a tecnologias de ponta para ajudar os agricultores a otimizar a produção, reduzir custos e aumentar a eficiência, bem como avaliação da maturidade digital.
  • Promoção da agricultura de precisão: Através da utilização de sensores, drones e outras ferramentas digitais, os agricultores poderão tomar decisões mais informadas e personalizadas, reduzindo o impacto ambiental.
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços: O SFT-EDIH irá fomentar a colaboração entre agricultores, investigadores e empresas para criar soluções inovadoras e responder às necessidades do mercado.

A inauguração da Sede do SFT-EDIH coincide com a realização do Congresso Mundial das Bio Regiões em Idanha-a-Nova, um evento que reúne especialistas de todo o mundo para discutir o futuro da agricultura sustentável. A inauguração contou assim, com a presença de figuras de referência na região e na área agroalimentar: Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, representantes de várias Bio Regiões do mundo, INNER, IFOAM e diversos participantes do congresso. A presença do polo neste contexto, reforça o posicionamento da região como um centro de excelência em agricultura biológica e inovação.

Saiba mais sobre o polo de inovação digital para o setor agroalimentar: http://www.sft-edih.eu/ E sobre os serviços do polo https:/www.sft-edih.eu/servicos

Comentários