Índia abre mercado aos agricultores portugueses
O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação anunciou hoje em Madrid a abertura do mercado da Índia aos produtores portugueses de pera e maçã, que consideram uma medida “estratégica e muito importante”, mas “curta”.
“Abrimos o mercado da Índia, que é o segundo maior do mundo em termos de população, às maçãs e peras” portuguesas, disse Luís Medeiros Vieira aos jornalistas portugueses durante a visita à Fruit Attraction, uma das duas maiores feiras mundiais dedicadas ao subsetor agrícola das frutas e legumes.
O secretário de Estado avançou que Lisboa está a negociar a entrada de produtos portugueses na China e na Indonésia, dois outros grandes mercados na região da Ásia e Oceânia, onde se prevê um grande incremento nos próximos anos do consumo e da importação do setor de frescos.
“É uma abertura estratégica muito importante”, considerou Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, associação de 48 empresas para a promoção das frutas, legumes e flores, que está presente na feira de Madrid com uma área de exposição superior a 500 metros quadrados.
Santos Andrade reconheceu que o Governo “está a fazer um bom trabalho”, mas considerou “curta” a abertura na Índia apenas para os exportadores de peras e maçãs nacionais.
“É muito importante que não nos foquemos apenas em um ou dois produtos, mas sim num pacote de produtos que seja relevante para a economia” portuguesa, explicou o presidente da Portugal Fresh à agência Lusa.
As empresas associadas já exportam anualmente quase 1,5 mil milhões de euros em frutas e legumes e o objetivo definido pela organização é o de conseguirem vender dois mil milhões de euros no estrangeiro em 2020.
Os produtores portugueses também estão a tentar aumentar de 450 milhões de euros em 2017 para 500 milhões as vendas em Espanha, um mercado de 47 milhões de habitantes que é o maior parceiro comercial de Portugal e o maior cliente de frutas e legumes nacionais.
A Portugal Fresh tem-se esforçado nos últimos anos na promoção dos produtos dos seus associados, tendo nesta edição da Fruit Attraction” investido cerca de 220 mil euros no aluguer e montagem do espaço ocupado pelas empresas portuguesas. Cerca de 70 mil visitantes de 120 países são esperados nesta da feira internacional que encerra na quinta-feira.