Previsões agrícolas do INE
As previsões agrícolas feitas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de agosto, apontam para boas campanhas nas pomóideas, com o rendimento unitário da pêra a aumentar 5%, face a 2013, e o da maçã a manter-se acima das 20 toneladas por hectare (ha).
Também as prunóideas beneficiaram de condições favoráveis ao longo do ciclo, estimando-se uma produção de pêssego de cerca de 44 mil toneladas, a maior produção deste fruto na última década, e o regresso da produtividade da amêndoa para valores normais.
Por outro lado, o kiwi continua a ser afetado por problemas fitossanitários e fisiológicos – que têm nos últimos anos contribuído para uma redução significativa da produtividade desta cultura – prevendo-se uma diminuição de 15% face à campanha anterior. Na vinha esperam-se igualmente quebras de rendimento em praticamente todas as regiões vitivinícolas, que globalmente rondarão os 10%.
Quanto às culturas de primavera/verão, há alguma apreensão quanto aos efeitos que as condições climatéricas de setembro poderão ter na colheita do tomate para a indústria já que, até ao final de agosto, apenas cerca de 50% da produção tinha sido colhida.
Fonte: Frutas e Legumes