Nova doença está a atacar os castanheiros em Portugal
Os castanheiros debatem-se com mais um problema – um fungo que provoca a podridão da castanha.
Um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) alertou para a existência de uma “nova doença” – a podridão da castanha –, que está a atacar os castanheiros este ano em Portugal.
Detetada há cerca de dez anos em alguns países da Europa, como Itália e França, a podridão da castanha atingiu, segundo disse o especialista José Gomes Laranjo, “especial evidência em 2019” no território português. “Foi muito forte o ataque na zona do Minho, mas este fungo está já um pouco espalhado por todo o país”, explicou à agência Lusa o docente e investigador da UTAD, em Vila Real.
Trata-se, explicou, de uma doença que é popularmente conhecida por “podridão da castanha” e que é provocada por um fungo com o nome científico Gnomoniopsis castanea. “Muito pouco ainda se sabe sobre a biologia do fungo que provoca a podridão da castanha, bem como as formas de tratamento”, disse o investigador. Tomando como exemplo o que se passou em outros países, nomeadamente em Itália, “pode provocar quebras de produção na ordem dos 70 a 80%”. “É muito grave.” No Minho, a doença “chegou mesmo a inviabilizar a venda de castanha”, acrescentou o investigador.
A Podridão Negra da Videira, ou Black Rot é uma doença da videira provocada por fungos. A sua importância tem crescido nos últimos anos, sendo os seus sintomas muitas vezes confundidos com os do míldio.
O míldio é uma das principais doenças que afeta a cultura da vinha um pouco por todo o pais. Temos regiões onde a sua incidência é recorrente e outra onde o seu aparecimento é mais esporádico, contudo esta presente em todo o território nacional
O oídio é umas principais doenças que atacam a vinha. Nesta altura, quando a vinha começa a despertar é importante estar informado sobre como este parasita se comporta ao longo do ciclo.