publicado a: 2019-11-12

Nova doença está a atacar os castanheiros em Portugal

Os castanheiros debatem-se com mais um problema – um fungo que provoca a podridão da castanha.

Um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) alertou para a existência de uma “nova doença” – a podridão da castanha –, que está a atacar os castanheiros este ano em Portugal.

Detetada há cerca de dez anos em alguns países da Europa, como Itália e França, a podridão da castanha atingiu, segundo disse o especialista José Gomes Laranjo, “especial evidência em 2019” no território português. “Foi muito forte o ataque na zona do Minho, mas este fungo está já um pouco espalhado por todo o país”, explicou à agência Lusa o docente e investigador da UTAD, em Vila Real.

Trata-se, explicou, de uma doença que é popularmente conhecida por “podridão da castanha” e que é provocada por um fungo com o nome científico Gnomoniopsis castanea. “Muito pouco ainda se sabe sobre a biologia do fungo que provoca a podridão da castanha, bem como as formas de tratamento”, disse o investigador. Tomando como exemplo o que se passou em outros países, nomeadamente em Itália, “pode provocar quebras de produção na ordem dos 70 a 80%”. “É muito grave.” No Minho, a doença “chegou mesmo a inviabilizar a venda de castanha”, acrescentou o investigador.

Comentários