Nova federação da agricultura algarvia
FEDAGRI – Federação da Agricultura Algarvia foi oficialmente criada, com o apoio de 18 entidades agrícolas e florestais do Algarve. Tem como missão defender os interesses agrícolas da região, com foco na gestão de recursos hídricos.
“A agricultura algarvia deve ser reconhecida como um setor fundamental para a economia regional e nacional: somos essenciais para a soberania alimentar, para a ocupação do território e para a diversificação económica. Somos pioneiros na implementação de tecnologias para a gestão eficiente da água e somos, também, parte da paisagem algarvia. Queremos fazer parte da solução, tendo uma voz participativa na definição das políticas do setor”, afirmou Afonso Nascimento, porta-voz da Comissão Instaladora, durante a apresentação oficial.
Entre os diversos objetivos estabelecidos encontram-se a colaboração com os organismos oficiais na programação, desenvolvimento, execução e exploração das políticas agrícolas, de produção e de obras dos aproveitamentos hidroagrícolas; a representação das estruturas associativas do setor junto de entidades públicas e privadas, nacionais ou internacionais, e das organizações de trabalhadores; e a representação do setor junto das instâncias ligadas à gestão dos recursos agrícolas e hídricos.