Novidades CAP Evaluation Insights: Alterações Climáticas
A mais recente edição do CAP Evaluation Insights apresenta uma revisão das cinquenta e cinco avaliações encomendadas pelos Estados-Membros, disponíveis na base de dados de avaliação CAP, relacionadas com a mitigação e adaptação às alterações climáticas. Esta edição reúne a investigação empírica disponível sobre o tema, agrupando descobertas com focos similares e tirando as primeiras conclusões sobre as tendências observadas.
Nos últimos dois períodos de programação, a transição climática tornou-se uma prioridade central da PAC (Política Agrícola Comum) e de outras políticas estratégicas da UE, como o Pacto Ecológico Europeu, a Estratégia do Prado ao Prato, a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, a Avaliação de Riscos Climáticos da UE e a Lei Europeia do Clima.
Na primeira parte da publicação, é apresentado um panorama sobre a frequência com que as avaliações relacionadas com as alterações climáticas foram realizadas nos Estados-Membros, bem como uma explicação sobre o tipo de avaliações feitas. O segundo capítulo fornece exemplos das descobertas dessas avaliações, divididas pela mitigação das alterações climáticas, adaptação e energia renovável, juntamente com uma breve análise. Por fim, o terceiro capítulo aborda alguns dos desafios comuns enfrentados ao realizar avaliações sobre o tema, incluindo sugestões sobre como superá-los, para inspirar futuros avaliadores.
Assim, a publicação oferece recomendações para os Estados-Membros e avaliadores sobre a metodologia para avaliar os impactos da PAC em relação às alterações climáticas. A maioria das avaliações disponíveis na base de dados de avaliação CAP focam-se na mitigação das alterações climáticas, incluindo energia renovável. Os autores salientam que uma das razões pelas quais as avaliações da adaptação às alterações climáticas ficam atrás das avaliações de mitigação é a falta de uma estrutura de monitorização clara e, consequentemente, de dados de avaliação coerentes.
As avaliações analisadas são ferramentas inestimáveis para a tomada de decisões, pois iluminam o processo, destacam os impactos e oferecem recomendações valiosas para o design e implementação de políticas.
Aceda à publicação AQUI