Pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas ultrapassam 80 milhões de euros em julho
Em julho, o Ministério da Agricultura e da Alimentação procedeu a pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas num montante que ultrapassa os 80 milhões de euros.
Entre estes, destaca-se que, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), foram realizados pagamentos de mais de 25,9 milhões de euros em investimento. Já no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos das Pescas (FEAMP), foram efetuados pagamentos num montante de 5,6 milhões de euros.
Foram ainda transferidos, para os agricultores e pescadores, mais 22,4 milhões de euros em apoios temporários e excecionais, em medidas de compensação para a atividade agrícola e pecuária, integradas no Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares, e no âmbito do regime de compensação aos operadores das pescas e aquicultura.
Para a Ministra da Agricultura e da Alimentação, estes pagamentos «confirmam a capacidade dos agricultores e dos pescadores para continuarem a concretizar os seus investimentos na modernização das suas atividades, tendo em vista tornarem-se mais competitivos e, ao mesmo tempo, assegurarem mais sustentabilidade. E é este espírito empreendedor e inovador que queremos acompanhar e incentivar. Continuamos a atravessar tempos de constrangimentos, mas temos procurado, de forma célere, disponibilizar diversos apoios excecionais. Apoios que têm contribuído para mitigar os efeitos das sucessivas crises que têm afetado o setor agrícola e piscatório, nomeadamente devido ao aumento dos custos de produção e aos efeitos da seca que ainda se fazem sentir em Portugal».