publicado a: 2015-09-15

Pera rocha bate recordes de exportação

A pera rocha foi o produto agrícola que mais sofreu com o embargo russo, pois aquele país era o maior comprador externo, com cerca de 6.500 toneladas por ano, ou seja, 6,5% das exportações.

Com a procura de novos mercados, conseguiu-se superar em quantidade as exportações e, assim, das 201.000 toneladas de pêra colhidas em Agosto de 2014, 102.000 toneladas foram vendidas no mercado externo, ultrapassando, desta forma, as 100.000 toneladas da campanha de 2013/2014.

O problema é que o preço da fruta desceu, pressionado pela grande quantidade de pera que inundou os mercados europeus e mundiais, proveniente de países que dependem muito da Rússia. Apesar ser de menor qualidade, a quantidade foi tanta que obrigou os preços a descer.

Neste momento, o leque de países importadores de pêra rocha alargou e já conta com países como a Arábia Saudita, a China, a Singapura, o Sri Lanka, a Nigéria, o Gana, os Emirados Árabes Unidos e o Uruguai.

Neste momento, o país que mais importa é o Brasil, sendo que a forte desvalorização do real está a afectar os preços em euros.

Este ano, registou-se uma baixa significativa de produção, devida a questões climatéricas e sanitárias, que não ultrapassou as 133.000 toneladas. As pêras são, contudo, maiores e espera-se uma melhoria de preços.


Fonte: Agroinfo

Comentários