Governo anuncia em Setembro plano de monitorização e controlo da vespa asiática
O secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza revelou ontem, em Penafiel, que em Setembro serão anunciadas "acções concretas" para monitorizar e controlar a vespa asiática em Portugal.
"Esperamos apresentar as actividades que vão ter lugar no território", explicou Miguel de Castro Neto, acrescentando que o Governo "está a acompanhar a situação", num trabalho que envolve várias secretarias de Estado.
Em declarações à agência Lusa à margem de uma visita a Penafiel, Miguel de Castro Neto admitiu a necessidade de "dar informação, segurança e proteger pessoas e bens".
Defender a actividade económica associada, que é a apicultura", é outro objectivo do plano, assinalou.
Para o secretário de Estado, há o "risco grande" de as pessoas confundirem a vespa asiática com a vespa europeia, como aconteceu em França e em Espanha.
Por isso, insistiu, há a necessidade de dar mais informação.
A vespa asiática tem sido localizada, nas últimas semanas, no Alto Minho, mas também em vários concelhos do distrito do Porto, como Amarante, Paredes e Marco de Canaveses. Em Celorico de Basto, no distrito de Braga, também foram avistados vários ninhos.
Os serviços de protecção civil daqueles municípios têm procedido à destruição dos ninhos.
Fonte: Agroportal