PRA-TØ, um selo contra o desperdício alimentar
Até 10 de Junho estão abertas as candidaturas ao PRA-TØ – Reconhecimento de Práticas e Actos pelo Desperdício Alimentar Zero, um selo que entidades ou pessoas individuais podem usar durante um ano nos seus projectos.
As candidaturas – que devem ser enviadas em formato pdf para o email [email protected] – podem ser apresentadas por «entidades dos sectores público e privado, com e sem fins lucrativos, ou pessoa individual com boas práticas em responsabilidade social», lê-se no regulamento disponível em www.prat0.pt
Cada candidato pode concorrer até ao máximo de duas das categorias num total de cinco, nomeadamente iniciativa de mobilização, melhores práticas, voluntariado, receita das sobras, comunidade alimentar sustentável.
Os vencedores são escolhidos por um júri constituído pela Secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, pela Federação das Industrias Portuguesas Agro-Alimentares, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, e pela União das Misericórdias Portuguesas.
A iniciativa foi apresentada a 4 de Maio no Ministério da Agricultura e do Mar e contou com a presença de Ana Costa Freitas, em representação do Conselho de Reitorias das Universidades Portuguesas, que falou dos projectos que as universidades portuguesas têm empreendido para diminuir o desperdício alimentar.
Entre outros exemplos, foi referido o da Universidade do Minho, o projecto “Menos olhos que barriga” permitiu reduzir o desperdício alimentar em 50%. Em Coimbra, a iniciativa “Menos = Mais” permitiu reduzir o desperdício alimentar de oito toneladas por mês para quatro.
Também presente na cerimónia de lançamento do PRA-TØ – Reconhecimento de Práticas e Actos pelo Desperdício Alimentar Zero, esteve o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, para quem «Portugal tem de ter uma estratégia de compromisso da sociedade e entre todos os actores contra o desperdício alimentar».
O PRA-TØ é uma iniciativa que resulta do Compromisso “Prevenir Desperdício Alimentar – Um Compromisso de Todos”, assinado a 16 de Outubro de 2014 – Dia Mundial da Alimentação – por 18 signatários que reconhecem o problema do desperdício alimentar.
O compromisso foi assinado pelas entidades que integram o júri e outras, como Confederação dos Agricultores de Portugal, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Fundação Calouste Gulbenkian.
Fonte: Frutas, Legumes e Flores