Preços mundiais dos alimentos atingem valor mais baixo dos últimos seis anos
Segundo o relatório publicado em 4 de Junho, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), os preços dos alimentos a nível mundial voltaram a descer em Maio, atingindo os valores mais baixos desde Setembro de 2009.
A evolução dos preços é feita através de um index FAO, que analisa os principais produtos e, em Maio, teve um valor de 166,8 pontos, enquanto em Abril esse valor era de 169,2 pontos.
As principais descidas ocorreram nos cereais (-3,8%) e no leite (-2,9%). O preço index do cereal é o mais baixo desde Julho de 2010.
Em sentido contrário, o açúcar teve uma subida de 2%, devido ao atraso no fabrico no Brasil, apesar de existirem grandes stocks mundiais. O óleo vegetal também teve uma subida de 2,6%, sobretudo devido aos receios de problemas que possam ser trazidos pelo El Niño.
A FAO também reviu em alta as suas estimativas para a produção mundial de cereais, devido ao aumento de produção de milho na China e no México e de trigo em África e na América do Norte.
Em termos globais, a produção mundial de cereais deve atingir os 2524 mil milhões de toneladas, ou seja, só 1% menos que no ano de produção recorde.
A produção de arroz deve aumentar 1,3%, devido ao incremento na Ásia e a de trigo deve atingir as 723 milhões de toneladas, ou seja, já menos 0,8% do que no ano recorde.
Fonte: Agroinfo