Produção de vinho cai 5% a nível mundial e 20% em Portugal
A produção mundial de vinho deverá cair este ano 5%, face a 2015, para 259 milhões de hectolitros, mas em Portugal deverá cair 20%, estima a Organização Internacional da Vinha e do Vinho.
Esta produção é uma das mais pequenas dos últimos 20 anos e revela as consequências das alterações climatéricas, diz a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), num comunicado publicado na sua página de Internet, esta quinta-feira, 20 de outubro.
Na União Europeia, a produção de vinho estimada para este ano é de 158,5 milhões de hectolitros, traduzindo uma queda de 7,7 milhões de hectolitros, mantendo-se Itália como o principal produtor, à frente de França e de Espanha, segundo a mesma estimativa.
Apesar de permanecer como o principal produtor de vinho da Europa, Itália deverá este ano registar uma quebra de 2% na produção, para 48,8 milhões de hectolitros.
França com queda de 12%
Em França, a produção deverá cair este ano 12%, para 42,2 milhões de hectolitros, mas em Espanha deverá ter um ligeiro aumento, de 15%, para os 37,8 milhões de hectolitros.
Alemanha e Portugal acompanham a tendência de queda, com a OIV a estimar produções de 8,4 e 5,6 milhões de hectolitros, traduzindo descidas de produção de 4% e 20%, respetivamente. A produção estimada para os Estados Unidos é de 22,5 milhões de hectolitros, traduzindo um aumento de 2% face a 2015. Na América do Sul, a produção caiu na Argentina, 8,8 milhões de hectolitros; Chile, 10,1 milhões e Brasil, 1,4 milhão.
Em 2013, a produção mundial de vinho bateu o recorde de 276,6 milhões de hectolitros, nas desde então tem sofrido quedas sucessivas devido ao clima, segundo a OIV.
Fonte: Agricultura e Mar Actual