Produções europeias afetadas pela seca
A seca, que afeta grande parte da Europa, deve vir a afetar a produção de algumas culturas, tais como o milho, o girassol, os prados permanentes e os hortícolas para a indústria.
A seca está a ser particularmente sentida na França, na Alemanha, Benelux, norte de Itália, Espanha, Portugal, Hungria e República Checa.
Segundo as previsões meteorológicas são esperadas chuvas abundantes na região mediterrânica, mas não para as zonas ocidental, central e oriental da Europa.
Consequência desta situação, as previsões de produção para as culturas de Primavera têm vindo a ser cada vez mais baixas, sendo que as culturas mais afetadas devem ser o milho e o girassol.
Para o milho o rendimento previsto aponta para uma redução de 20,5% em relação ao ano passado, para as 6,4 toneladas por hectare, enquanto que para o girassol a diminuição deve ser de 14,9%, para uma produção de 1,83 toneladas por hectare.
Também os hortícolas para a indústria devem sofrer uma redução considerável.
Assim, as ervilhas, a faveta e o feijão-verde, devem apresentar uma quebra de produção de 40% a 50%.
A Polónia já informou a Comissão da sua intenção de pedir indeminizações para os agricultores atingidos e este tema deverá fazer parte da agenda do próximo conselho de ministros da agricultura de dia 7 de Setembro.
Fonte: Agroinfo