Saiu a proposta para o controlo poluitivo das máquinas que não andam na estrada
A Comissão Europeia apresentou, a 26 de Setembro, a sua proposta para o controlo de poluição das máquinas e equipamentos das explorações, que não circulam na estrada.
Esta proposta, denominada NRMM, inclui as ceifeiras debulhadoras, corta silagem, bem como tractores de rastos, betoneiras e veículos da neve.
A Comissão justificou a nova proposta com o facto de que, apesar de existir legislação de 1997, estes equipamentos têm continuado a emitir grande nível de poluentes para a atmosfera.
A maior parte dos limites de emissão de óxido de carbono (CO) e Hidrocarboneto (HC) estão alinhados com os padrões americanos.
Serão tidos em especial atenção os motores diesel de mais de 560 CV, onde é exigido que os construtores usem motores da nova geração de controlo de poluição.
A nova legislação deve entrar em vigor em 2017, no entanto, a Associação dos Consumidores destes equipamentos considera o espaço de tempo muito curto para as necessárias adaptações.
O desenvolvimento deste tipo de motores para máquinas, que não têm grande volume de vendas, vai seguramente encarecer os equipamentos.
Fonte: Agroinfo