publicado a: 2014-06-26

Quercus quer suspensão da introdução de nova espécie de vespa exótica

Foi recentemente introduzida uma nova espécie de vespa exótica (Anaphes inexpectatus) com origem na Tasmânia, na Austrália, com o objetivo de tentar combater o gorgulho do eucalipto. De acordo com a Quercus, por ser nova no continente europeu, o conhecimento científico sobre a mesma “é escasso” e não permite saber com toda a certeza que não existe risco para outros organismos.

O gorgulho do eucalipto (Gonipterus platensis) é um inseto desfolhador que constitui uma praga e afeta todas as espécies do género Eucalyptus em Portugal. A Quercus diz ter informação de que a Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) deu autorização para libertação de um novo inseto a empresas de celulose do grupo Portucel Soporcel e Altri Florestal.

Segundo a DGAV, estas autorizações foram concedidas para uso confinado e largadas em pequena escala, tendo como base recomendações e normas (OEPP), assim como pareceres favoráveis sobre os estudos apresentados.

A Quercus considera “inaceitável a introdução de espécies exóticas em território nacional, tanto mais que grande parte das experiências de introdução de espécies exóticas tem corrido mal por todo o mundo, sendo vulgar as espécies introduzidas adquirirem um carácter invasor, com consequências negativas do ponto de vista económico e ambiental”.

Assim, a Quercus quer o Governo ordene a suspensão imediata da introdução em Portugal do inseto exótico Anaphes inexpectatus.

Fonte: Vida Rural

Comentários