publicado a: 2014-06-03

Rótulos: Esta é a publicidade que você devia mesmo ler

Cereais de pacote vão ter novo rótulo

Se nunca olha para os rótulos da comida que compra para si, esta é uma boa altura para começar a prestar atenção, pelo menos para o que compra para as crianças. A partir de 13 de dezembro, várias mudanças serão obrigatórias. Sai o sódio, entra o sal. A ordem de apresentação da informação nutricional também será invertida dentro de seis meses, quando o regulamento 1169/2011, de 25 de outubro, se tornar obrigatório.

É uma regulamentação europeia, não uma diretiva, o que significa que todos os países irão adotá-la de forma homogénea, em vez de a transpor com adaptações. De aqui em diante, todos os produtos alimentares pré-embalados vendidos na União terão de seguir este padrão. Vai também tornar-se obrigatória a informação nutricional de todos os produtos processados, embora haja um período de transição até dezembro de 2016.

E qual é o motivo da alteração? Defender o consumidor, dando-lhe informação mais clara e visível sobre o que está a consumir. "Os rótulos devem ser facilmente visíveis, claramente legíveis e, quando apropriado, indeléveis", determina o regulamento aprovado pelo Parlamento Europeu. "A informação obrigatória sobre a comida não deve ser em qualquer circunstância escondida, obscurecida, diminuída ou interrompida por qualquer outro material escrito ou visual", lê-se. "Por isso, os rótulos não devem ser facilmente removíveis, pondo em risco a disponibilidade ou acesso à informação obrigatória para o consumidor."

Para que serve?

Esta legislação vem tornar obrigatória a informação nutricional nos alimentos pré-embalados e a indicação da origem de carne não processada de porco, ovelha, cabra e aves. Passará a ser obrigatório destacar (a negrito ou com sublinhado) os alergéneos contidos na comida, tais como ovos ou leite, tendo estes de estar incluídos na lista de ingredientes. E fixa um tamanho de letra mínimo.

"Esta legislação vai consolidar duas áreas que estavam separadas. Vemos com bons olhos porque homogeneiza e ainda introduz algumas novidades", diz ao Dinheiro Vivo Sofia Mendonça, técnica da área alimentar da Deco - Associação de Defesa do Consumidor.

Não há estudos sobre o comportamento do consumidor português quanto à influência dos rótulos na decisão de compra, mas a União Europeia quer que a informação seja clara para tornar a escolha mais fácil. Quando os consumidores não se interessam pelos ingredientes do que ingerem, poderão não fazer as escolhas mais acertadas, ou cair em truques de marketing. O que é particularmente importante se sofrerem de alguma condição que deve restringir a escolha - alergia a um ingrediente, diabetes, obesidade, etc.

"O nosso trabalho tem sido no sentido de dar informação e educação ao consumidor", diz Sofia Mendonça. "A existência de rótulos foi uma vitória das associações de consumidores."

Fonte: Dinheiro Vivo

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