Setor Agroalimentar em Conferência Internacional no Porto
Decorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro de Congressos do Super Bock Arena, uma conferência internacional dedicada à Ciência e aos negócios que vai antecipar os grandes desafios do setor Agroalimentar do futuro. Cientistas e académicos, gestores e empreendedores – nacionais e internacionais – juntam-se sob a égide da PortugalFoods, do Colab4Food e do INIAV, num evento que contará com a presença da Ministra da Agricultura e do Secretário de Estado da Internacionalização.
O setor Agroalimentar é, hoje, sinónimo de Ciência, Inovação e Sustentabilidade, colocando ao serviço dos consumidores os mais recentes avanços científicos e tecnológicos. A digitalização e as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial ou a Impressão 3D, ao moldarem os novos processos de fabrico, garantem uma indústria ambientalmente mais sustentável e economicamente mais competitiva – a responder de forma mais eficaz às necessidades dos consumidores. A comida que ingerimos pode ser uma arma na luta contra determinadas doenças ou ajudar a mitigar, por exemplo, disfunções cognitivas.
Para dar a conhecer como empresas e universidades, inovadores e gestores estão a preparar o futuro do Agroalimentar,a PortugalFoods, o Colab4Food e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), organizam, a 18 e 19 de novembro, a conferência internacional Dare2Change, no Centro de Congressos do Super Bock Arena, no Porto.
O programa da conferência Dare2Change dedicará o primeiro dia à Ciência, enquanto o segundo será sobretudo dirigido à realidade empresarial do setor.
No dia 18, a conferência Dare2Change_Science centrará o debate no campo técnico-científico, com foco na inovação, debruçando-se sobre temas como a Sustentabilidade Alimentar, o impacto dos alimentos na saúde e no bem-estar, a nutrição do futuro, as tendências de consumo e a digitalização do setor. Cientistas e membros da Academia, provenientes de diversas instituições europeias e nacionais, vão dar a conhecer os resultados do seu trabalho – desde a empresa que desenvolve alimentos para combater a Diabetes tipo 2 até aos contributos da Análise Sensorial para o estudo do consumidor. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, marcará presença na sessão de encerramento deste dia.
O programa inclui ainda um momento dedicado ao empreendedorismo: o concurso Ideas4Sharks tem como objetivo reconhecer, distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos empreendedores, promovendo a geração de ideias e de negócios inovadores e sustentáveis. Um júri (que integra responsáveis de empresas, professores académicos, investigadores e o Colab4Food) irá eleger a melhor ideia de negócio a concurso.
Já no segundo dia do evento, a 19 de novembro, a conferência Dare2Change_Business dará palco ao tecido empresarial, colocando a tónica em temas determinantes para o avanço e o desenvolvimento do negócio – incluindo a digitalização do setor, a Inteligência Artificial, a Blockchain ou a impressão 3D, ferramentas essenciais para garantir a competitividade das empresas e ir ao encontro das exigências cada vez mais disruptivas dos consumidores. Um desafio que não se esgota apenas nas novas tecnologias, mas também na forma como as marcas comunicam e se mostram aos consumidores, através de inovadoras estratégias de marketing e comunicação de marcas – e que vão ser analisadas pelos especialistas. Este será também o momento de networking por excelência. O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, fará a sessão de abertura deste evento.
A conferência internacional Dare2Change enquadra-se no projeto PortugalFoods_Qualifica, que tem como missão o reforço da competitividade empresarial do setor agroalimentar nacional e o incremento do índice tecnológico das empresas portuguesas. É financiado pelo COMPETE2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
As inscrições estão abertas até terça-feira, dia 16 de novembro. Pode ainda consultar o programa da conferência AQUI.