UE: Medidas visam apoiar produtores de pêssegos e nectarinas
A Comissão Europeia vai criar medidas de apoio aos setores do pêssego e da nectarina da União Europeia (UE), nomeadamente através do aumento dos volumes de frutas elegíveis para operações de retirada e distribuição gratuita. Esses mercados têm sido duramente atingidos por condições climáticas desfavoráveis, com a pressão adicional agora resultante da proibição de importação introduzida pela Rússia.
«Após a recente queda dos preços nos mercados de pêssegos e nectarinas, são necessárias medidas urgentes para sustentar o mercado. Vou propor que a Comissão Europeia tome medidas imediatas e retroativas destinadas a reduzir a oferta e promover a procura. Estamos a monitorizar de perto os mercados e não hesitarei em fazer o mesmo para ajudar outros setores dependentes de exportações para a Rússia, caso seja necessário», declarou o Comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural da UE, Dacian Ciolos.
As medidas propostas são assim para aumentar de 5% a 10% a produção de organizações de produtores (OP) que pode ser retirada para distribuição gratuita. Para além disso, as medidas excecionais de apoio também estarão disponíveis para não-membros de OP). Desta forma, os produtores individuais também poderão usufruir destas medidas, desde que os controlos necessários sejam adotados.
Por fim, serão disponibilizados fundos adicionais para a promoção, no âmbito das ações dos programas operacionais das OP. A decisão formal será tomada nas próximas semanas, mas já está a ser retroativamente aplicada desde ontem, 11 de agosto.
Fonte: Frutas e Legumes