Último concurso do Programa de Regadio dotado com 280 ME abre em janeiro
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, indicou hoje, no parlamento, que o último concurso do Programa de Regadio, dotado com 280 milhões de euros, terá início em janeiro.
"O Programa de Regadio está em execução e em janeiro será aberto o último concurso com 280 milhões de euros, que será aberto por um mês ou dois", disse Capoulas Santos durante uma audição regimental na Comissão de Agricultura e Mar.
De acordo com os últimos dados avançados pelo governante, neste momento, estão aprovadas candidaturas que totalizam um montante de 154 milhões de euros.
Paralelamente, na terça-feira, foram aprovados mais 38 programas de pequenos regadios.
Durante a sua intervenção, o líder do Ministério da Agricultura avançou também que já foram abertos 52 mercados para a exportação de 200 produtos portugueses, estando ainda em negociação mais 53 mercados.
Em 20 de setembro, o ministro da Agricultura anunciou que o Governo estava a preparar uma segunda Fase do Programa Nacional de Regadio, no âmbito do novo quadro que está em negociações com a União Europeia.
"Estamos a preparar uma segunda fase do Programa Nacional de Regadio no contexto do novo quadro que está em negociação com a União Europeia e que entrará em vigor em 2022, por essa altura, muito provavelmente", disse, na altura, Capoulas Santos.
O Programa Nacional de Regadio, apresentado pelo executivo em março passado, visa aumentar, reabilitar e modernizar os regadios existentes e criar novas áreas, com uma dotação de 560 milhões de euros até 2023.