Vencedor: Azinheira Secular do Monte do Barbeiro de Mértola é a Árvore do Ano
Os portugueses escolheram a “Árvore Portuguesa do ano de 2019”. O vencedor do concurso nacional foi conhecido ontem, 21 de Novembro. A eleita foi a Azinheira Secular do Monte do Barbeiro, de Mértola.
A melhor forma de perceber a grandiosidade da “Azinheira Secular do Monte do Barbeiro” é efectivamente pela sua sombra. Sentarmo-nos debaixo da sua copa faz com que o calor abrasador do Alentejo nos pareça suportável e nos permita contemplar a vastidão da planície envolvente respirando a sua tranquilidade.
O público português premiou uma árvore que se destaca pelas suas grandiosas dimensões comparativamente aos exemplares da sua espécie, uma árvore enraizada nas vidas e no trabalho das pessoas e da comunidade que a rodeia no Alentejo.
Concurso Tree of the Year
O concurso Tree of the Year valoriza os critérios biológicos, estéticos, dimensionais e históricos ou culturais associados às árvores, realçando a ligação emocional que as pessoas e as comunidades mantêm com as árvores, bem como a sua importância para o património natural e cultural da Europa.
A UNAC — União da Floresta Mediterrânica foi o parceiro escolhido para organizar o concurso a nível nacional, tendo a iniciativa o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural.
Digno representante do sistema de produção mediterrânico
A Azinheira Secular é um digno representante de um sistema de produção mediterrânico único, de cariz agroflorestal, que sustenta uma economia de territórios frágeis e contribui para a biodiversidade, a mitigação das alterações climáticas e o combate à desertificação, sendo um elemento marcante na paisagem do Alentejo.
A Azinheira Secular representará Portugal no concurso europeu Tree of the Year 2019. Durante o mês de Fevereiro de 2019, todos poderão escolher a sua árvore preferida a nível Europeu através de um sistema de votação on-line.
Registados 19.328 votos
O público decidiu entre 10 árvores candidatas. Durante o período de votação houve entusiasmo e divulgação tendo as comunidades locais apelado ao voto nos seus candidatos favoritos, foram registados 19.328 votos durante o período de votação.
Para além dos 3 primeiros lugares, os resultados da votação foram:
- 4.º Nosso Sobreiro, Abela, Santiago do Cacém
- 5.º Zambujeiro Milenar, Foros de Vale de Figueira, Montemor-o-Novo
- 6.º Carvalho de Calvos, Bouça da Tojeira, Póvoa do Lanhoso
- 7.º Oliveira do Mouchão Mouriscas, Abrantes
- 8.º Dragoeiro, Lisboa
- 9.º Aroeira “A Fazedora de Chuva”, Valongo, Avis
- 10.º Tuia-gigante, Sintra
A Azinheira Secular agora escolhida, juntamente com as árvores dos outros países europeus participantes no concurso, será uma candidata a suceder ao Sobreiro Assobiador de Águas de Moura, vencedor da edição europeia de 2018.
As histórias das dez árvores nacionais a concurso encontram-se disponíveis aqui.
Os resultados do concurso nacional encontram-se disponíveis aqui.