Viniportugal defende que vender mais caro é melhor que vender muito
O Presidente da Viniportugal defende que é mais importante vender vinho mais caro do que vender muito, sendo que a aposta correcta é promover a venda de vinhos de qualidade e não a granel.
Com esta estratégia, o preço dos vinhos portugueses nos mercados internacionais tem vindo a aumentar e já é mais do dobro do praticado pelos nossos vizinhos espanhóis.
Portugal exporta só 5% do vinho a granel, o que faz com que o preço médio por litro seja de 2,5 euros, enquanto a Espanha, com uma muito maior quantidade de vinho a granel, tem um preço médio de 1,14 euros por litro.
Ao fazer subir o preço médio, o valor das exportações em euros aumenta, o que contribui para uma melhoria da balança comercial portuguesa.
Estas declarações foram proferidas na Vinexpo, que se está a realizar em Bordéus e onde Portugal está representado com cerca de 90 empresas.
Apesar do mercado mundial do vinho ser altamente competitivo, Portugal tem vindo a posicionar-se cada vez melhor, aumentando a sua implantação.
A alta qualidade do vinho português tem vindo a ser reconhecida e a grande aposta, neste momento, é no mercado norte-americano, de modo a torná-lo no primeiro destino das nossas exportações fora da Europa.
Fonte: Agroinfo