WWF PORTUGAL lança Guia de Boas Práticas Agrícolas para a Lezíria do Tejo

O Guia foi apresentado no terceiro Fórum da Iniciativa Tejo, marcando o encerramento deste projeto de promoção da gestão eficaz e sustentável de recursos hídricos na agricultura
A WWF PORTUGAL lança hoje o Guia de Boas Práticas para Agricultores da Lezíria do Tejo, um manual que visa orientar produtores agrícolas na adoção de métodos de produção sustentáveis, alinhados com a conservação da biodiversidade e a gestão responsável da água. A publicação marca o encerramento do projeto Iniciativa Tejo, desenvolvido ao longo de três anos para implementar soluções integradas de gestão dos recursos hídricos nesta região estratégica.
Este Guia reúne recomendações práticas para mitigar os impactos ambientais da agricultura intensiva na água, no solo e na perda de biodiversidade, em grande parte causados pela contaminação dos recursos (solo e água). Entre as recomendações feitas destacam-se, por exemplo, a redução do uso de pesticidas, privilegiando práticas preventivas e o uso criterioso de produtos menos nocivos; a promoção da biodiversidade, através da preservação de elementos da paisagem como sebes e galerias ripícolas, que favorecem a presença de espécies benéficas e ajudam a limitar a proliferação de pragas; a rotação de culturas, essencial para a saúde do solo e resiliência dos sistemas agrícolas; a gestão eficiente da água, com recurso a sensores para ajustar a rega às reais necessidades das culturas; e o restauro de zonas ribeirinhas, que atuam como barreira natural contra poluentes, na redução da erosão e protegem os habitats aquáticos.
O projeto Iniciativa Tejo focou-se na gestão sustentável do aquífero Tejo-Sado, essencial para a agricultura e abastecimento urbano. O projeto reuniu agricultores, produtores, autoridades locais e investigadores em três Fóruns, onde se debateram soluções para a gestão sustentável dos recursos de água doce no Baixo Tejo.
A Iniciativa Tejo contou com a parceria da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e da Águas do Ribatejo, e com o apoio da marca Finish.
Uma informação: