Análise dos mercados - 14 novembro
Dia de consolidação dos preços dos cereais nos mercados europeus, com a situação política na Ucrânia a dominar as atenções.
Bruxelas emitiu certificados à exportação para 550.000 toneladas de trigo. A origem europeia continua a ser muito competitiva, pois o euro continua muito fraco face ao dólar.
O mercado americano continua dominado pela forte especulação dos fundos de investimento que ontem estiveram compradores de 7.000 lotes de trigo, 14.000 lotes de milho e 4.000 lotes de soja, provocando uma subida dos preços.
A soja registou uma grande volatilidade de preços, acabando em terreno positivo. Os fundos estão a comprar e a vender constantemente, o que provoca estas situações de mercado.
No Estados Unidos existem alguns problemas de logística de transporte, com atrasos nos comboios, o que também está a contribuir para uma subida da soja.
Nos mercado do Mar Negro existe alguma confusão, pois com a desvalorização da grivna os agricultores estão a não querer vender em moeda local, pelo que se tem registado uma subida de preços.
Fonte: Agroinfo