Análise dos mercados - 24 outubro
Mercados europeus estáveis, com estabilidade de preços, suportado com uma boa performance à exportação.
Bruxelas emitiu certificados à exportação de 646.685 toneladas de trigo e 150.650 toneladas de milho e para a importação de 43.000 toneladas de milho.
Os valores do milho mostram um pequeno valor de importação ligado a um bom valor de exportação, o que está a suportar o valor deste cereal.
Recuperação do preço da colza, devido à evolução da soja em Chicago.
O mercado americano registou também uma evolução positiva, devido a correcções técnicas e à entrada em força dos fundos de investimento.
Os fundos estiveram compradores de 8.000 lotes de milho, 10.000 lotes de soja e 2.000 lotes de trigo.
A soja disparou de preço, devido ao elevado valor das exportações. Assim, o Departamento Agrícola dos Estados Unidos anunciou vendas, na semana que terminou a 16 de Outubro, de 2.169.700 toneladas, que ficaram muito acima do previsto pelos operadores, que era de 900.000 toneladas. O acumulado para a campanha de 2014/2015 já se situa em 32.777.500 toneladas, ou seja 73% do total estimado.
Os produtores estão a atrasar o mais possível as vendas, o que aliado a este número elevadíssimo de vendas está a catapultar a soja para valores elevados. No entanto, existe aqui uma forte componente especulativa por parte dos fundos de investimento, que estão a apostar forte no sector.
No mercado do Mar Negro, temos a registar um aumento considerável das áreas semeadas na Rússia, o que pode ser um sinal da nova política russa de desenvolvimento agrícola para anular a dependência alimentar externa.
Fonte: Agroinfo