publicado a: 2025-05-20

Syngenta Portugal estreia podcast ‘Alimentar com Inovação’ entrevistando Margarida Oliveira

"Alimentar com Inovação" é o podcast da Syngenta Portugal que dá voz a protagonistas que, tal como nós, acreditam que a agricultura deve fazer mais do que alimentar o mundo, também deve melhorá-lo.

Neste primeiro episódio, a convidada da jornalista Nélia Silva, autora do podcast, é Margarida Oliveira, cientista de referência na área da biologia molecular das plantas e Presidente do Conselho de Administração do Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect. A Syngenta é um dos sócios fundadores deste CoLAB.

O InnovPlantProtect, sediado no INIAV em Elvas, emprega perto de 50 cientistas e outros profissionais altamente qualificados, que investigam soluções de base biológica para proteção das plantas contra pragas e doenças; desenvolvem bio formulações, e prestam serviços laboratoriais e digitais para diagnóstico e monitorização dos inimigos das culturas agrícolas.

A Natureza é a matéria-prima dos cientistas, eles inspiram-se em processos naturais e utilizam componentes das plantas, das algas e dos microrganismos para desenvolver biopesticidas e bioestimulantes para as culturas agrícolas.

Desde a sua fundação, há seis anos, o InnovPlantProtect já produziu sete pedidos de patentes nacionais e internacionais.

Por exemplo, para prevenir a piriculariose, uma das doenças mais comuns no arroz em todo o mundo, os cientistas do CoLAB estão a investigar um RNA de dupla cadeia que ataca três genes que são responsáveis pela sensibilidade à doença.

Mas nem tudo o que é natural é bom. “Não é por um produto ter uma origem natural que é mais seguro do que um produto de origem química”, afirma Margarida Oliveira, explicando que é necessário testar e comprovar a segurança das bio soluções, além de garantir a sua eficácia, e desenvolver a formulação adequada.

Uma das últimas novidades do CoLAB é a app iCountPests que permite não só reduzir o tempo investido na monitorização e criar um histórico das pragas, como também contribui para uma melhor gestão das pragas presentes no campo do agricultor, democratizando o acesso à tecnologia.

A sustentabilidade financeira é atualmente a grande preocupação e prioridade do InnovPlantProtec, que tem feito um “esforço brutal” para conseguir financiamento.

O InnovPlantProtec está a dar provas de que tem qualidade, de que tem uma equipa forte e capaz de desenvolver soluções, portanto, está na altura de o setor privado perceber que é uma aposta ganha investir no CoLAB InnovPlantProtec”, apela Margarida Oliveira.

O tema das Novas Técnicas Genómicas e o seu papel no desenvolvimento de plantas resistentes em contexto de alterações climáticas também é abordado na entrevista.

A cientista alerta que “proibir aqui na Europa aquilo que depois entra vindo do resto do mundo, só é bloquear os nossos agricultores e condenar a Europa a terminar com a nossa agricultura”.

Oiça o episódio no Spotify e no Youtube.

Comentários