Torres Vedras inspira investigadores a criar soluções agrícolas inteligentes
Consórcio Smart Farm Colab reúne 18 parceiros nacionais e envolve outros 18 investigadores internacionais. O projeto está configurado para três anos, mas os promotores já pensam na sua continuidade
O projeto Smart Farm Colab vai investir 1,5 milhões de euros na criação de soluções inteligentes para a agricultura a partir de Torres Vedras. Arrancou no ano passado, depois de ter estado em preparação durante quatros anos e de ver aprovada pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT) a candidatura, liderada pela câmara municipal.
Tudo está já em andamento. No terreno, o local de trabalho está alojado de forma provisória nas instalações em Torres Vedras de um dos parceiros do consórcio, o INIAV-Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, um dos laboratórios do Estado. No futuro, a intenção é estabelecer o Smart Farm no antigo espaço do Instituto da Vinha e do Vinho, na mesma cidade, para onde está projetado um hub de gastronomia e vinho.
Quem dá a cara pela iniciativa é Laura Rodrigues, vereadora, ela própria engenheira agrónoma. É a presidente do projeto, enquanto representante da autarquia. Além da câmara municipal e do INIAV, o consórcio inclui empresas privadas, academias e outras instituições, num total de 18 parceiros.
A recrutar
Por agora, a investigação está a cargo de oito profissionais, com mestrados ou doutoramentos e oriundos dos quatro cantos do mundo - da Tunísia, do Brasil, de Espanha, mas também portugueses, entre engenheiros agrónomos, de eletrónica, de ambiente, biólogos e até contando com um elemento formado em gestão.
(...continuar a ler em Dinheiro Vivo)