Empresa japonesa terá a primeira plantação operada por robôs
A empresa japonesa Spread abrirá a primeira plantação do mundo operada por robôs industriais, na qual a tecnologia é a responsável pela realização do processo de produção, desde o cultivo até à colheita dos legumes.
Como provar um copo de vinho sem abrir a garrafa?
Já imaginou abrir uma garrafa, provar o vinho e voltar a guardá-la, sem comprometer a sua qualidade?Agora é possível através do Coravin, um sistema que permite servir vinho da garrafa sem nunca retirar a rolha.
Brasileiros criam inseticida biológico com fungos encapsulados
Cientistas brasileiros desenvolvem uma nova tecnologia para a fabricação de inseticidas biológicos que utiliza o encapsulamento de conídios de fungos entomopatogénicos.
DJI lança drone focado em agricultura
Além de drones direcionados para consumidor, a DJI quer também entrar na agricultura, desta feita com um drone especialmente feito para a árdua tarefa de espalhar pesticida em grandes terrenos.
Sistema solar para secar plantas
Gonçalo Costa Martins, 48 anos, arquiteto paisagista, estava a gerir uma exploração de plantas aromáticas quando começou a pensar num sistema que lhe permitisse secar este tipo de plantas, mas que tivesse custos energéticos mais reduzidos.
Drones, a nova alavanca da evolução na exploração agrícola
A tecnologia, hoje em dia, já faz parte da rotina de trabalho nos campos agrícolas.
Big Data – a próxima revolução na agricultura já começou
Assim como a industrialização, a revolução verde e a biotecnologia – o Big Data é apontado por especialistas de todo o mundo como a próxima revolução na agricultura.
Agricultores australianos testam sensor ótico para medir qualidade do pasto
Na Austrália, um grupo de agricultores testa um sensor ótico que analisa a qualidade do pasto e permite estimar quantos animais podem alimentar-se em cada terreno.
ModelVitiDouro vai prever parâmetros de produção de vinho no Douro
Uma equipa multidisciplinar do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, vai desenvolver o ModelVitiDouro, uma plataforma na internet que permitirá a previsão atempada dos parâmetros de produção vitícola na Região Demarcada do Douro (RDD), juntamente com as adegas cooperativas de Mesão Frio (Baixo Corgo), Favaios (Cima Corgo) e Freixo de Espada à Cinta (Douro Superior).