Alerta Septoriose do castanheiro (zona norte)
As anormais condições meteorológicas que se fizeram sentir durante todo o ciclo cultural do castanheiro, provocaram fortes ataques deste fungo nos castanheiros da região, originando uma intensa e prematura queda das folhas e aborto dos frutos.
Foram particularmente afectados os soutos localizados em zonas temperadas e de altitude mais elevada, originando enorme quantidade de inóculo (quantidade de fungo que passa o Inverno nas folhas, potenciação prováveis infeções na próxima primavera).
Devido à inexistência de produtos homologados para combater o fungo e, havendo-os, à dificuldade na execução e custo dos tratamentos fitossanitários, as medidas de controlo da doença a tomar são necessariamente de caráter preventivo.
Por isso, e para reduzir a quantidade de inóculo, aconselhamos a recolha e queima de todas as folhas caídas no solo.
Pode também destruir as folhas com a pulverização de ureia diluída em água a 10% (10 kg de ureia em 100 litros de água).
Para que estas medidas se tornem eficazes, era conveniente alargar a sua aplicação a grandes extensões.
Para pesquisar por produtos indicados para este tratamento entre em app.agrozapp.pt, faça o login ou registe-se e digite "ureia" no campo de pesquisa do separador Adubos/Fertilizantes.
Fonte alerta: SNAA