Cinco chaves para o cultivo de frutos e produtos hortícolas mais seguros (Manual)
A importância dos frutos e produtos hortícolas em dietas saudáveis e nutritivas é bastante reconhecida e, nos últimos anos, os consumidores têm sido encorajados a aumentar o consumo destes produtos. Para muitos países, particularmente os que se encontram em desenvolvimento, estes produtos tornaram-se uma mercadoria com valor. Ao mesmo tempo, os problemas de segurança alimentar associados ao consumo de frutos frescos e produtos hortícolas contaminados com microrganismos estão a aumentar. Os recentes surtos de toxinfeção alimentar ligados ao consumo de verduras, tomates, rebentos e pimentos demonstram claramente que o consumo de frutos e produtos hortícolas contaminados representa uma importante fonte de doenças de origem alimentar. Os esforços para minimizar a contaminação microbiológica de frutos e produtos hortícolas frescos são essenciais e oportunos.
O manual das Cinco Chaves para a Cultivo de Frutos e Produtos Hortícolas Mais Seguros promove a compreensão das relações entre a saúde dos seres humanos, animais e o meio ambiente e de como as falhas nas boas práticas de higiene num setor podem afetar os restantes.
O manual foi concebido para apoiar a educação em segurança alimentar dos trabalhadores rurais, incluindo os pequenos agricultores, que cultivam frutos e produtos hortícolas frescos para si mesmos, para as suas famílias e/ou para venda nos mercados locais.
O manual descreve as boas práticas para reduzir a contaminação microbiológica de frutos e produtos hortícolas frescos durante a sementeira/plantação, crescimento, colheita e armazenamento.
As Cinco Chaves são:- Pratique uma boa higiene pessoal
- Proteja os campos da contaminação fecal de animais
- Use resíduos fecais tratados
- Avalie e faça uma gestão dos riscos da água de rega
- Mantenha os equipamentos de colheita e de armazenamento limpos e secos
As Cinco Chaves apresentadas no manual visam apenas reduzir a contaminação microbiológica e deste modo, não se dirigem à contaminação por substâncias químicas ou outros perigos. É importante notar que as práticas chave promovem a redução ao invés da eliminação da contaminação dos frutos e produtos hortícolas por microrganismos perigosos. Não existem conhecimentos e tecnologias que possam eliminar todos os problemas de segurança alimentar associados à contaminação microbiológica de frutos e produtos hortícolas.