publicado a: 2015-05-27

Mosca da cereja (Rhagoletis cerasi)

Teve início esta semana o voo da mosca da cereja. Pode preparar a realização de um primeiro tratamento, apenas nas variedades cujos frutos estão a começar a passar da cor verde a amarelo, pois são esses os que a mosca procura para fazer a postura.

Não deve, em caso algum, tratar as cerejeiras cujos frutos estão já maduros ou perto da maturação, pois é inútil e prejudicial para a saúde dos consumidores.

Deve respeitar rigorosamente os intervalos de segurança dos inseticidas utilizados, cujos resíduos são prejudiciais à saúde humana.

Fonte: SNA


Sobre a mosca da cereja

O insecto adulto é uma pequena mosca, com 3 a 5 mm. As moscas emergem do solo, onde passaram o Inverno na forma de pupa, entre o fim de maio e o princípio de julho, conforme o clima e a exposição do pomar. Os primeiros ovos são postos 1 a duas semanas após o início do vôo. A fêmea introduz o ovo sob a casca da cereja logo que esta começa a passar de verde a amarelo.

A pequena larva nasce no interior da cereja passados 6 a 12 dias e abre uma galeria em direcção ao caroço, alimentando-se da polpa à volta deste.

3 a 4 semanas mais tarde, a larva completa o desenvolvimento e abandona o fruto, deixando-se caír no solo, onde se enterra a alguns centímetros de profundidade para hibernar sob a forma de pupa, donde no ano seguinte nascerão novas moscas.

Os ataques de mosca levam à desvalorização da cereja, tanto para consumo em fresco como para conserva. A mosca ataca sobretudo as variedades semi-tardias e tardias.

O período favorável para tratar com um insecticida depende das condições climáticas, da exposição das árvores e da data previsível de colheita. As variedades semi-tardias e tardias devem ser tratadas separadamente, até três semanas antes da colheita. Os tratamentos podem ter por alvo as moscas adultas, os ovos e as larvas, conforme o tipo de insecticida autorizado para o efeito. As medidas de luta colectivas, organizadas ao nível de regiões produtoras dão resultados mais seguros.

Para a previsão de ataques de mosca, podem colocar-se armadilhas adesivas cromotrópicas amarelas. As moscas atraídas pela cor ficam aí coladas, o que permite fazer uma previsão do início dos ataques e proceder aos tratamentos necessários.


Fonte: DRAP-Norte



Pesquise pelos fitofarmacêuticos indicados para a combater. Entre em app.agrozapp.pt, faça o login ou registe-se e digite "Mosca da cereja" no campo de pesquisa. Encontre também produtos indicados para a agricultura biológica identificados com o símbolo bio






A informação presente no agrozapp não dispensa a consulta ou aconselhamento de um técnico especializado.

Comentários