Influência do diâmetro de gota na qualidade da pulverização
A base da pulverização hidráulica (tal como o nome indica) é a produção de pequenas gotas de calda, resultante da mistura de água com o produto fitofarmacêutico que se pretende aplicar.
O tamanho da gota, isto é, o seu diâmetro, depende da pressão aplicada e do bico utilizado. Se a variação pretendida for pequena, pode ser utilizada a pressão. No entanto, para grandes variações será necessário mudar o bico.
Conforme o tipo de aplicação pretendida a gota deverá ser mais fina ou mais grossa. Apesar das gotas finas produzirem uma cobertura melhor, penetrando no alvo biológico mais facilmente e garantindo a eficácia de insecticidas e fungicidas, são mais susceptíveis ao arrastamento para fora da cultura devido ao seu menor peso.
Desta forma, torna-se especialmente perigosa a sua utilização na aplicação de herbicidas, cuja fitotoxicidade pode ser perigosa para as culturas próximas. Neste caso, deverão ser utilizadas gotas grossas, mais pesadas, que garantem a segurança das culturas em redor.
Deve no entanto ser mantido um compromisso, uma vez que gotas de diametro demasiado elevado podem aglomerar-se sobre a planta e provocar escorrimento para o solo, diminuindo a eficacia do processo e aumentando a contaminaçao ambiental.
por Hugo Pires
Engenheiro Agrónomo